A importância de uma Identidade Visual para o Reconhecimento de Marca

Primeiramente, você sabe o que é uma Identidade Visual?

Ela consiste em um conjunto de elementos formais capazes de estabelecer uma relação de empatia e de confiança com o seu público alvo. Geralmente esse conjunto tem como base a criação de um logotipo, que nada mais é que uma espécie de símbolo visual simbólico, gráfico e/ou tipográfico. No entanto, deve-se estender o uso da identidade visual, ela vai muito além da criação de um logo.

A identidade visual de uma marca deve ser observada em qualquer peça publicitária ou conteúdo divulgado pela empresa e não só no visual, mas num padrão de linguagem também, tanto na mídia online quanto na offline. Ou seja, a identidade é a representação visual e conceitual, totalmente alinhada à visão e aos valores da marca, que engloba desde o logotipo à linguagem adotada pela empresa.

Agora, sabendo o que é uma identidade visual, você sabe qual a importância dela para a sua marca?

A marca de uma empresa é mais do que a sua representação gráfica, o logotipo, é a extensão do seu conceito para outras características de diferenciação. É com essa perspectiva que devemos nos atentar que o alcance de uma identidade visual não está apenas na papelaria e em algumas peças isoladas. Para fazer com que ela ganhe notoriedade e se torne diferenciada para o mercado, é necessário investir em um projeto de identidade visual consistente, que transmita solidez e confiança ao público.

“Ou seja, a identidade é a representação visual e conceitual, totalmente alinhada à visão e aos valores da marca, que engloba desde o logotipo à linguagem adotada pela empresa.”

Uma identidade visual bem pensada e bem executada faz com que os seus clientes associe o conjunto de cores, elementos simbólicos e práticas, a sua empresa de maneira instantânea. A primeira vista, essas “regras” podem parecer complicadas e que limitem a composição criação, mas na verdade acontece o contrário. A definição dessas “regras” pode dar ainda mais asas à criatividade, devido a contextualização.

Uma marca carrega os seus valores, e a identidade visual carrega a função de traduzir esses valores comprometida com a imagem que a marca precisa apresentar para o público. Por fim, vale lembrar que é sim importante que uma empresa seja reconhecida pela sua marca, mas também por tudo que a cerca, caso contrário, ela se perde num mar de estímulos visuais e textuais que acabam enfraquecendo a marca.

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